GusBenke.com
© 2015 Desenvolvido por:
go4net.com.br

Hotel da Loucura

O Hotel da Loucura é um projeto de ocupação artística no Instituto Municipal Nise da Silveira, hospital psiquiátrico localizado no Engenho de Dentro, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Ele ocupa o terceiro andar do prédio da enfermaria, e é a sede da Universidade Popular de Arte e Ciência (UPAC), uma rede de formação de agentes de cultura e de saúde inspirada nas ideias da psiquiatra Nise da Silveira e do educador Paulo Freire.

A ocupação reúne médicos, artistas e pesquisadores em atividades que exploram a relação entre arte e ciência. São realizadas reuniões, oficinas, festas, intervenções artísticas, etc. O Hotel da Loucura conta com nove quartos com beliche, espaços para reuniões, sala de meditação, de jantar, ateliê e biblioteca. Suas paredes são cheias de pinturas e desenhos com mensagens sobre saúde, cura, afeto, amor, cultura, etc.

Tive a riquíssima oportunidade de ficar hospedado lá durante uma semana, conhecendo o projeto, e me conhecendo em contato com toda essa intensidade de afeto e cura. Agradeço ao acolhimento, e essas fotos são minha maneira de apoiar o projeto.



Deixe seu Comentário