GusBenke.com
© 2015 Desenvolvido por:
go4net.com.br

Universidade dos Pés Descalços

Situada no Rajastão, Norte da Índia, a Universidade dos Pés Descalços é uma escola em que a maioria dos alunos são analfabetos ou semi-analfabetos, e os professores não tem diplomas. O saber valorizado é o saber prático, a experiência.

Quando estive lá, em 2012, acontecia um curso de 6 meses de duração, que graduava as alunas em Engenharia Solar. Elas aprendiam a fazer fornos solares, aquecedores de agua e lanternas e geradores. Também eram ensinadas a consertar, e capacitar outras mulheres a fazer o mesmo. As alunas eram mulheres de diversos vilarejos ao redor do mundo onde não tinha luz elétrica. Elas eram convidadas a passar 6 meses na Universidade dos Pés Descalços, e quando voltassem aos seus vilarejos tinham o compromisso de aplicar o conhecimento, e capacitar outras mulheres. Um detalhe muito interessante é que a maioria delas não falava Hindi (lingua local Indiana) nem Inglês. Então a comunicação se dava por mímica. É uma iniciativa incrível, que empodera as mulheres, e exalta o povo simples que tem muito conhecimento mas não teve oportunidade de estudar em uma Universidade formal.

Funcionando como uma ONG, a universidade na verdade presta serviços básicos e oferece soluções às comunidades rurais locais, buscando torná-las auto-suficientes e sustentáveis. As soluções dos ‘Pés Descalços’ passam por energia solar, água, educação, tratamentos de saúde, artesanatos rurais, motivação pessoal, comunicações, respeito às mulheres e cuidado com resíduos.



Deixe seu Comentário